O respeito TRANSforma o mundo.

oi dia de bate-papo em Viamão, onde a equipe de psicologia do Centro da Juventude Cruzeiro trouxe a discussão do tema Dia da Visibilidade Trans. O bate-papo aconteceu no auditório do Centro da Juventude Viamão e contou com a presença dos jovens dos dois centros.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans foi instituído no ano de 2004 quando, no dia 29 de janeiro, um ato nacional foi organizado para o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”.

“A gente juntou dois Centros da Juventude diferentes. E a gente sabe que existem diferenças entre a juventude de Viamão para juventude da Cruzeiro, que a gente tá acostumado a trabalhar, mas mesmo assim, foi uma experiência super bacana, eles foram super interativos, a gente fez uma dinâmica com algumas perguntas que são comuns sobre a comunidade trans e muitas das perguntas eles não sabiam as respostas, outros já tinham uma resposta ali. Então foi muito bacana. Acho que foi super construtivo e foi super bom.”, disse a Amanda Decker, que é estagiária de psicologia e que junto de sua colega Victoria Caroline Vargas comandaram esse bate-papo.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans é uma data muito recente, assim como a inserção do debate contra a transfobia de forma mais contundente em nossa sociedade.

Também tivemos como convidado especial, o educador Muriel Mazhi, que pode agregar muito no debate e também contar um pouco sobre sua trajetória de vida.

“Foi um evento incrível, foi um sucesso. Eu amei trocar uma ideia com os alunos, foi muito bom poder ter essa troca, eu poder falar das minhas vivências para eles. Isso é muito importante né! Trazendo a realidade de pessoas que às vezes muitos deles não tem convivência, então isso é muito importante, em especial pra mim.
Adorei ter esse contato. Adorei todo apoio do pessoal e foi tudo ótimo!”

Esta data tem como objetivo de ressaltar a importância da diversidade sexual e de gênero e a urgente necessidade de respeito ao movimentos trans, que envolvem pessoas travestis, transexuais e transgêneros.