4 Mai, 2023

Equipe da RBS visita sede da CUFA em Porto Alegre para conhecer o Programa Aprendizagem É NÓIS.

Fotografia: Cristian Pelige

Na ultima terça-feira (02) equipe da RBS veio até a sede da CUFA em Porto Alegre conhecer o Programa Aprendizagem É NÓIS.

Jovens atendidos pela instituição puderam falar sobre suas experiências nos projetos que estão atuando na capital gaúcha.

Fotografia: Cristian Pelige

O Programa Aprendizagem É NÓIS oferece um curso de Jovem Aprendiz com formação em Assistente Administrativo que visa capacitar para o mundo do trabalho.

A CUFA disponibiliza um cadastro de jovens e realiza a seleção de acordo com o perfil desejado pela empresa.

Fotografia: Cristian Pelige

Buscamos a parceria de empresas que acreditam na transformação social por meio da inclusão e diversidade. Maiores informações sobre a contratação de Aprendizes visite o site: www.cufars.org.br ou contate pelo fone: 51. 995546168

26 Abr, 2023

CUFA RECEBE EQUIPE DE REPORTAGEM DA REDE PAMPA

Fotografia: Cristian Pelige

Nesta segunda feira, a CUFA recebeu a reportagem da @redepampa , para a presentar as diversas atividades que a Central Única vem desenvolvendo em Porto Alegre.

Paulo Daniel Santos, que é presidente da Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul, e Margareth Abreu, coordenadora sócio profissional do Centro da Juventude Cruzeiro apresentaram o programa Aprendizagem É NÓIS, o Curso de aprendizagem da CUFA RS que busca capacitar e profissionalizar o jovem para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes voltados ao mundo do trabalho.

O Curso oferecido é o de “Assistente Administrativo” onde a CUFA também disponibiliza o cadastro e a seleção dos jovens para as empresas.

Fotografia: Cristian Pelige

As inscrições estão abertas para jovens que têm interesse em fazer parte deste programa e para as empresas fazemos este convite, que venham ser nossas parceiras, promovendo a transformação social por meio da inclusão e diversidade.
Para as inscrições no programa e para contratação dos aprendizes, as informações estão no site: www.cufars.org.br

11 Abr, 2023

EXPO FAVELA: Foi dada a largada!

Em 2023 vamos continuar esse grande projeto, que é lugar de encontro, oportunidades e negócios. 🔥

👉🏾 É sua chance de participar da maior feira que conecta a favela com o asfalto da América Latina, podendo ser um palestrante voluntário, mentor, voluntário ou expositor da feira. Agora é com você.

Este ano teremos Expo Favela em nível nacional, em todos os estados, no Rio Grande do Sul será em 01 e 02 de Setembro.

É momento de conectar. O líder da favela tomará o seu espaço! ✊🏾

As inscrições já estão abertas no nosso site. Não fique de fora. Acesse https://expofavela.com.br e participe.

Não perca a chance de ser parte da Expo Favela Innovation 2023, um evento que une favela e asfalto em um só lugar!!!

Aqui no Rio Grande do Sul acontecerá nos dias 01 e 02 de Setembro de 2023.

Prepare-se para uma experiência única, acesse agora mesmo o site www.expofavela.com.br e se inscreva .

Siga-nos em @expofavelabrasil e @expofavelars e fique por dentro .

5 Abr, 2023

Uma iniciativa do Ânima Lab Hub, Uniritter Zona Sul, CUFA (Central Única das Favelas) e a comunidade Grande Cruzeiro.

Fotografia: Cristian Pelige

Aconteceu nesta tarde de segunda-feira (03), a solenidade de abertura da segunda fase do programa Jovem Tech, uma iniciativa do Ânima Lab Hub, Uniritter Zona Sul, CUFA (Central Única das Favelas) e a comunidade Grande Cruzeiro, que visa aproximar, moradores de comunidades, da tecnologia e do mundo digital, através de aulas ministradas por tutores e docentes da Ânima Educação a partir de trilhas de capacitação em conexão com o mundo universitário e o mercado de trabalho.

São mais de 40 jovens que terão aulas ministradas por alunos tutores e docentes da nima Educação. Com isso, terá foco em trilhas de capacitação em conexão com o mundo universitário e o mercado de trabalho.

A capacitação acontecerá a partir de conteúdos que envolvem introdução técnica de inserção ao mundo digital e ao pensamento computacional, lógica básica, raciocínio lógico e computacional, e desenvolvimento de jogos e aplicações a partir de ferramentas lúdicas de programação. Outra característica do projeto é trabalhar as soft skills, como: comunicação, desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe, resolução de problemas, etc.

“Minhas expectativas estão extremamente altas, o novo módulo que ta pra vim vai ser muito e é isso, vamos nos capacitar!”, afirmou Davi Azevedo, que já participou da primeira fase do projeto e hoje fará parte da turma que da fase 2 onde os alunos irão aprender Python ,uma linguagem de programação amplamente usada em aplicações da Web, desenvolvimento de software, ciência de dados e machine learning (ML).

Essa nova formação será dividida em Python básico, Intermediário e Orientação a Objetos e capacitará os estudantes para as certificações relacionadas a este curso na CISCO.

O programa Jovem Tech é uma parceria da Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul e UniRitter com apoio da Ânima Lab Hub, Prefeitura de Porto Alegre, H Mídia, Cootravipa e Cencor.

5 Abr, 2023

CUFA, FAVELA HOLDING E GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL FIRMAM TERMO DE FOMENTO PARA REALIZAÇÃO DA TAÇA DAS FAVELAS E EXPO FAVELA RS

O dia 31 de abril foi marcad pela assinatura do projeto que viabilizará a realização da Taça das Favelas do Rio Grande do Sul e, também, da Expo Favela Rio Grande do Sul, em 2023, eventos que ocorrerão pela primeira vez no Estado.

A assinatura ocorreu durante a mesa dedicada a Expo Favela, no South Summit Brasil, em Porto Alegre/RS. Contou com a presença do Coordenador da CUFA Frederico Westphalen/RS, Junior Torres, Coordenador da CUFA Montenegro/RS, Rogério Santos, Coordenador do Programa RS Seguro, Delegado Antônio Padilha, Secretário do Estado do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, Secretário de Estado da Assistência Social, Beto Fantinel, Secretária de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, Vice Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também o Fundador da CUFA, Celso Athayde. Participaram do espaço, inclusive, prefeitos de municípios do RS e outras lideranças.

15 Mar, 2023

Comissões da OAB visitam o Centro da Juventude Cruzeiro

Na tarde desta terça-feira (14), representantes de diversas comissões da OAB fizeram uma visita ao Centro da Juventude Cruzeiro, que teve como intuito conhecer o local e projetos que a CUFA vem desenvolvendo no estado.

Os visitantes puderam conhecer o Centro da Juventude Cruzeiro a partir de uma visita guiada pelo presidente da CUFA RS, Paulo Daniel Santos, onde o mesmo pôde contar um pouco sobre a história do projeto e também sobre os cursos e oficinas ofertados no local.

Paulo Daniel destacou: “O que mais exemplifica essa visita e as atividades que a gente tem feito, que a gente tem planejado para o futuro, é fazer com que os jovens tenham acesso ao campo jurídico não somente pelo conflito, a favela precisa ter acesso a essa área também por outros caminhos.
Então é importante a gente estreitar essa relação e que tenhamos muitos frutos daqui pra frente”.

“Essa visita institucional nos fez perceber a importância que tem esse tipo de projeto e espaço, principalmente na vida de vários jovens, principalmente esses jovens que estão na comunidade. É necessária a valorização não somente da questão profissional mas também na autoestima”, disse Aricia Santos que é membro e representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB.

O Centro da Juventude Cruzeiro faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos, POD, que é uma parceria do governo do estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, tem como foco a prevenção ao atender jovens de 15 a 24 anos que vivem em áreas de grande vulnerabilidade e altos índices de criminalidade.

A Central Única das Favelas (Cufa-RS) é a parceira do Estado na gestão do Centro da Juventude Cruzeiro.

10 Mar, 2023

“Mulheres de Papel”, um documentário alusivo ao Dia Internacional da Mulher.

No dia 8 de março, uma data tão simbólica onde se é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos promoveu no Centro da Juventude Cruzeiro o Evento Especial Dia da Mulher.

Foi uma tarde onde foi celebrado a trajetória de diversas mulheres e suas conquistas através do documentário Mulheres de Papel.

Assista ao vídeo completo.


Também aconteceu a exposição fotográfica “Mulheres da CUFA: trajetórias”, que traz histórias das mulheres que colaboram em diversos setores do Programa de Oportunidades e Direitos (POD).

Também aconteceram diversas atividades nas áreas de embelezamento, sendo elas manicure, maquiagem, cabeleireiro e também um aulão de defesa pessoal para mulheres.

A luta pela justiça do gênero feminino, foi oficializada no calendário mundial há menos de 50 anos, mas é uma luta que já existe há milhares de anos. Muito mais que um dia de comemorar, hoje foi um dia de reflexão.

26 Jan, 2023

O respeito TRANSforma o mundo.

oi dia de bate-papo em Viamão, onde a equipe de psicologia do Centro da Juventude Cruzeiro trouxe a discussão do tema Dia da Visibilidade Trans. O bate-papo aconteceu no auditório do Centro da Juventude Viamão e contou com a presença dos jovens dos dois centros.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans foi instituído no ano de 2004 quando, no dia 29 de janeiro, um ato nacional foi organizado para o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”.

“A gente juntou dois Centros da Juventude diferentes. E a gente sabe que existem diferenças entre a juventude de Viamão para juventude da Cruzeiro, que a gente tá acostumado a trabalhar, mas mesmo assim, foi uma experiência super bacana, eles foram super interativos, a gente fez uma dinâmica com algumas perguntas que são comuns sobre a comunidade trans e muitas das perguntas eles não sabiam as respostas, outros já tinham uma resposta ali. Então foi muito bacana. Acho que foi super construtivo e foi super bom.”, disse a Amanda Decker, que é estagiária de psicologia e que junto de sua colega Victoria Caroline Vargas comandaram esse bate-papo.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans é uma data muito recente, assim como a inserção do debate contra a transfobia de forma mais contundente em nossa sociedade.

Também tivemos como convidado especial, o educador Muriel Mazhi, que pode agregar muito no debate e também contar um pouco sobre sua trajetória de vida.

“Foi um evento incrível, foi um sucesso. Eu amei trocar uma ideia com os alunos, foi muito bom poder ter essa troca, eu poder falar das minhas vivências para eles. Isso é muito importante né! Trazendo a realidade de pessoas que às vezes muitos deles não tem convivência, então isso é muito importante, em especial pra mim.
Adorei ter esse contato. Adorei todo apoio do pessoal e foi tudo ótimo!”

Esta data tem como objetivo de ressaltar a importância da diversidade sexual e de gênero e a urgente necessidade de respeito ao movimentos trans, que envolvem pessoas travestis, transexuais e transgêneros.

23 Jan, 2023

🆘 O povo Yanomami pede socorro!!!

As informações sobre a situação dos indígenas Yanomami em Roraima são estarrecedoras. Muitas crianças e adultos estão em situação de subnutrição neste exato momento.

Devido à urgência da situação, a CUFA e a @frentenacionalantirracista se uniram para arrecadar doações para levar alimento às famílias indígenas em Roraima.

Contamos com o seu apoio, divulgando esta ação em suas redes e doando através do Pix:

👉🏾 doacoes@cufa.org.br

O povo Yanomami tem fome, doe.